Resenha: Black Swan

E eu FINALMENTE consegui assistir ao novo filme do Darren Aronofsky, Black Swan.

Black Swan

Quem acompanha esse blog ou o meu Twitter, sabe que desde que foram anunciadas as gravações eu comecei a ficar curiosa e ansiar pela estréia. Também, o filme conta com uma das minhas atrizes preferidas – a Natalie Portman. Ela vai possivelmente concorrer ao Oscar por seu papel neste filme – e já está concorrendo ao Globo de Ouro, ao Satellite, ao Spirit, ao Gotham, ao Screen, ao BAFTA e ao WAFCA. O filme também concorre a melhor filme nessas premiações e a Natalie ganhou melhor atriz no Boston Awards. Isso tudo faz dela e do filme grandes concorrentes para o Oscar 2011.

Natalie Portman em Black Swan

Bom, enquanto estou na torcida pelas premiações, deixa eu falar pra vocês sobre o filme.

Minha ansiedade foi recompensada mais do que eu imaginava. O filme excede os limites do excelente em todos os sentidos. O elenco, nem se fala. Além da Natalie, temos a Mila Kunis, Vincent Cassel e Winona Ryder.

Winona Ryder em Black Swan

Vamos à sinopse:

“Uma bailarina ganha o papel principal em ‘O Lago dos Cisnes’, e mesmo sendo perfeita para interpretar Odette, acaba tendo grandes dificuldades para montar uma Odile que esteja de acordo com os anseios de seu treinador. Acaba perdendo sua identidade nesse caminho.”

PODE CONTER SPOILER A PARTIR DESSE MOMENTO

O problema de sinopses, na minha opinião, é que elas contam muito menos do que poderiam contar pra fazer com que uma pessoa tenha vontade de assistir a um filme. E esse é o caso de Black Swan. Porque o filme se dá exatamente na busca da Nina (Portman) por encontrar a Odile ideal. O diretor da montagem, Thomas Leroy (Cassel) é extremamente exigente e tudo que a bailarina faz não parece ser suficiente para convencê-lo de que ela pode ser os dois cisnes. A bailarina Lily (Kunis) é escalada como substituta de Nina e ela acaba tendo participação vital na transformação de Nina para encontrar sua Odile.

Parece ser um pouco confuso, mas a confusão faz parte do enredo. A atuação maestral de Portman combinada com Mila Kunis faz com que um tom ligeiro dê o passo da história.

Mila Kunis em Black Swan

A coisa se dá da seguinte forma: Nina é uma dedicada bailarina. Criada com controle e disciplina por sua mãe, a moça respira ballet 24 horas por dia. Quando o diretor e bailarino Thomas anuncia que vai haver a montagem de ‘O Lago dos Cisnes’, ela acaba recebendo o papel do cisne branco, mas o treinador deixa bem claro que ela ainda não é capaz de interpretar o cisne negro. Com o passar dos ensaios, Nina se aproxima de Lily, que foi escalada para ser sua substituta na montagem e ela apresenta um mundo de agitos, drogas e sexo para Nina, que sempre foi controlada pela mãe.

Nina e Lily

O pulo do gato é a forma que as ilusões da Nina são mostradas em cena.
Eu, por exemplo, assisti ao filme junto com a minha prima que odiou, não conseguiu ver sentido naquilo tudo.
Eu achei maestral, cada parte das ilusões que Nina tinha na tentativa de se transformar no cisne negro, ao ponto de achar, de fato, que ela estava se tornando um cisne. (Nesse momento eu tiro meu chapéu para a cena em que, já durante o espetáculo, parece que os braços dela se transformam em asas.)

Natalie Portman e Vincent Cassel em Black Swan

Outro grande atrativo do filme é a sua trilha sonora. Quem gosta de música clássica vai ficar bem satisfeito, porém o ponto alto é a mistura que foi feita de Tchaikovsky com Chemical Brothers. Infelizmente, por ser criada usando como base músicas que já existem, a trilha sonora não pode ser considerada para candidata a nenhuma premiação, mas isso não diminui o brilhantismo das obras. Vale a pena escutar.

Capa do CD da OST de Black Swan

Esse vídeo faz um apanhado das músicas que rolam no filme:

Enfim, o filme é classificado como R – RATED nos Estados Unidos e é chamado de thriller sexual/psicológico por conter cenas fortes de sexo, violência e uso de drogas (???).

Vale muito a pena a conferida pois embora o ano esteja só começando, eu ouso dizer que Black Swan é o filme do ano. Estou torcendo muito para que consiga tantas estatuetas quanto for indicado.

Dá um confere no trailer:

O filme está previsto para estrear no Brasil em 11/02/2011 sob o nome “Cisne Negro”.

Black Swan: Eu usei e recomendo muito. Assim, muito. Mesmo. Sério.

10 thoughts on “Resenha: Black Swan

  1. Se eu já era apaixonada pela Natalie, depois desse filme fiquei mais ainda. Sensacional!

  2. Fantástico. Amei o filme. Sempre adorei assistir “O Lago” e ver como a mesma bailarina consegue interpretar 2 personagens tão diferentes e convencer a gente disso. Detalhe: sem falar uma palavra.

  3. Temos aqui o grande favorito ao Oscar desse ano, espero. Natalie está divina e me levou as lágrimas na cena final. Um filme e tanto, para ver e rever muitas vezes ainda…

    E Parabéns pelo blog=]

  4. Assumo q d tanto ver td mundo falando tão bem desse filme fikei decepcionada qnd vi. Esperava muito mais. Mas rated é um absurdo!!! O filme é muito bom, não sei se o melhor, mas é muito bom.

    Amei a hr q ela kuase vira o cisne negro no kuarto dela, qnd as duas pernas “quebram” ashuhuasuhhasashuhuas XD

  5. Pingback: Territorio Nerd | Nerdstation 15 – O espetáculo chamado Cisne Negro

Leave a comment